O significado da palavra "Carnaval"

Por Adryana Almeida

Toda palavra tem o seu valor como meio de comunicação. Ao longo dos tempos, permanece intacta ou sofre mudanças ortográficas. E até mesmo fatos curiosos podem modificar o sentido de uma palavra.

Por exemplo, “Carnaval”. Considera-se a origem da expressão latina “carne, vale!”, Isto é, “adeus, carne”, “rejeitar a carne”. Da última terça-feira de Carnaval, que começa no Dia de Reis e vai até à Quaresma – segundo o preceito católico – era o dia de dizer adeus à carne (comida, festas, luxúria…).

Mas respeitando a origem da palavra ou não, Carnaval é sinônimo de folia. De muita fantasia pelas ruas, serpentinas embaraçando os céus (aliás, o significado desses rolos de papel colorido se deve por conta das serpentes, que se desenrolam em espiral) e de muitas surpreendentes imagens que só são capazes de acontecer durante o Carnaval!

É neste contexto que desejamos a todos um ótimo Carnaval e deixamos aqui um dos registros fotográficos do Evandro Teixeira da época em que o Carnaval era na Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

4 pessoas comentaram o artigo

  1. Anonymous
    Publicado 31 de Março de 2009 às 5:20 PM | Link

    Apenas hoje li o texto sobre a origem da palavra Carnaval. Jamais soube disso… Carnaval também é cultura! Salve a festa e salve o Evandro, que sempre registrou para guardarmos em nossa memória belas fotos da história do nosso povo.
    Humberto B. da Mota

  2. Publicado 14 de Fevereiro de 2012 às 2:19 PM | Link

    e´muito bonito….

  3. lara
    Publicado 14 de Fevereiro de 2012 às 10:43 PM | Link

    que legal!!!!!!

  4. tamires
    Publicado 21 de Fevereiro de 2012 às 5:16 PM | Link

    pow o carnaval e uma coisa muito legal

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou partilhado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>