Mestre do Jornalismo

Por Carina Almeida

A comemoração dos 80 anos de idade de Alberto Dines está nos rendendo belos presentes! São as entrevistas que o mestre de jornalismo vem concedendo, entre elas, a veiculada no último dia 14 de março ao programa 3 a 1, da TV Brasil. O programa equivale a uma verdadeira aula de 50 minutos de pura inteligência, bom humor e reflexão sobre a evolução do jornalismo, indispensáveis para quem é da profissão ou quem pretende segui-la. Na verdade, uma aula de vida. Deixo aqui o link para o programa, permitindo-me destacar algumas das maravilhosas mensagens transmitidas por Dines ao longo do programa:

“Há um segredo para se montar uma boa equipe: Não ter medo de trabalhar com pessoas que você considere melhor do que você”.

“Assim como não há confronto de civilizações, não há um confronto de mídias, tudo se completa, tudo se ajusta. O que surgiu como mídia, veiculação, sobreviveu. Já o que era apenas ferramenta foi absorvido, como aconteceu com o telex”.

“A mídia tradicional tem um papel maior, de amarração, de situar, em qualquer nível, no político, no espetáculo, no esporte”.

“Dizer que jornalismo não é profissão é um crime. É ignorar a história do conhecimento”

“O jornalismo é a arte da discrepância, com inteligência e com beleza”.

“Estamos precisando de uma nova Renascença”

http://www.youtube.com/watch?v=Pj1wSsudQt8&feature=player_embedded

Deixe seu comentário

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou partilhado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>