A influência cada vez é mais PRable

Lembro que, há uns 8 anos, era bem comum o investimento em influenciadores fazer parte de uma linha de uma planilha de mídia. A campanha tinha budget e canais pré-definidos e os perfis dos influenciadores eram interpretados como um dos espaços publicitários. O que reinava era a pegada da foto sorridente do produto, do feed-catálogo, da vida romantizada e o aspiracional do creator. Especialmente depois de 2019, esse cenário começou um processo de constantes transformações, provocando adaptações e incertezas, mas aqui reforço uma convicção pessoal – a influência nunca foi tão PRable! Vou justificar para vocês abaixo.

As transformações da influência

Em 2019, o TikTok transformou a influência. A rede social focada em vídeos curtos e no consumo individual de conteúdo colocou a criatividade no centro e exigiu uma adaptação dos creators – o canal não deixava muito espaço para formatos totalmente comerciais. Assim, entre uma dancinha e outra, os influenciadores precisaram pensar em formas de trazer conteúdo de marca de uma forma mais fluída.

Um ano depois, essa necessidade de adaptação foi reforçada. A pandemia provocou um baque e o público passou a exigir um conteúdo mais autêntico e pé no chão, com credibilidade e propósito.  Além disso, a chegada dos Reels no Instagram e o anúncio oficial do Meta de que vídeos seriam privilegiados pelo algoritmo também mexeram com a produção dos influenciadores. O novo formato exigiu mais fluidez nas publis. Afinal, o público não assistiria um vídeo com foco totalmente comercial, né? Assim, a famosa foto com produto, tão forte antes, deixava de ter espaço nesse ecossistema.

Foi bastante mudança para pouco tempo, mas os influenciadores mandaram bem, viu? Em 2022, o Hotsuite mostrou que o Brasil era o país em que os criadores de conteúdo mais influenciam na compra de produtos.  No mesmo ano, a conversa sobre Creator Economy ganhou força. E nada disso foi por acaso! Nossos creators não só superaram os desafios, como também puxaram uma transformação do mercado de comunicação. Eles sabem do papel que têm e, por isso, hoje priorizam sua reputação, sua narrativa e o que dá certo para o seu público. O modelo anterior, no qual o influenciador vendia um espaço no seu perfil para a marca, acabou. Ele deu espaço à cocriação.

A força da narrativa

Nesse universo de transformações, ficou claro para o influenciador que as marcas precisam se adaptar à sua narrativa, não o contrário. A linha criativa do criador de conteúdo é sua maior força, e ele não pode ceder interrupções para divulgação de uma campanha ou produto. A força da influência agora está na construção de uma história feita na parceria entre marca e creator, de uma forma fluída e sem muita roupagem comercial. Totalmente em linha com a vocação do PR!

Isso traz para nós, profissionais de PR, muitas possibilidades apaixonantes. Não importa qual seja a natureza da ação – publi, permuta, seeding – todas elas ganham força com um atributo estratégico que a gente sempre soube tirar de letra: a construção de narrativa coesa, coerente, que emocione e impacte.

Relacionamento

Um levantamento da YouPix em parceria com a Nielsen, de 2022, apontou que quanto mais longa for uma campanha com um influenciador, maior o retorno em resultados. Além disso, estamos em um contexto em que o influenciador está cada vez mais exigente em suas escolhas. Ou seja, para conseguir entregar frequência, é necessário investir em estratégia de relacionamento de longo prazo com os criadores de conteúdo. Afinal, é muito mais fácil conseguir cocriar com eles se estivermos sempre por perto e mostrando interesse real pelo seu trabalho.

Essa gestão de relacionamento com o foco em contrução de narrativas tem tudo a ver com PR, não é mesmo? Vamos explorar!

#MaisInfluencia

Para além das estratégias com criadores de conteúdo, há outras frentes a serem trabalhadas, como a influência interna das companhias. Tudo isso, é claro, a serviço da reputação das empresas.

E a gente faz tudo isso por aqui, sabia? Clique aqui para saber mais.

Pamela Carvalho

Artigos Recentes