De repente, 30!

O destino gosta de coincidências.

Não é à toa que o mês de nascimento da Textual é também quando se comemora o Dia da Comunicação Empresarial.

E, esse ano, outubro tem um gosto ainda mais especial, pois celebramos 30 anos.

Momento para comemorar a jornada, mas também refletir sobre a nossa essência e o futuro que construímos com as decisões tomadas a cada dia.

Razões para celebrar são muitas. Desenvolvemos projetos nos cinco continentes. A Textual foi avaliada a agência de PR número 1 em satisfação dos clientes, na edição 2023-2024 do PR Scope, liderando o seleto ranking das 21 agências mais relevantes do país. E, dentro de casa, recebemos com orgulho e responsabilidade o e-NPS de 79 pontos, apurado esse ano.

Desde que a Textual nasceu, em 1995, fazer conteúdo já era o caminho natural para fazermos diferente _ e quando a palavra “conteúdo” nem era utilizada como é hoje na nossa indústria. Ao longo desses 30 anos, projetos pioneiros, focados em conteúdo e vivências, nos renderam 51 prêmios nacionais e internacionais, alguns deles no digital, lá no ano 2000, quando a internet ainda dava seus primeiros passos no país.

Hoje, lidamos com uma nova e poderosa revolução, a da Inteligência Artificial, absorvendo mais possibilidades, mas sempre com o nosso time no comando, com a palavra final, como definimos na nossa política de IA lançada há dois anos e em constante atualização.

Mas também constatamos, na nossa jornada, que sustentabilidade e reputação andam juntas E, por isso, em 2023, criamos a DiversaCom, nossa agência de comunicação para diversidade, sustentabilidade e impacto  social. E o seu projeto de lançamento _ “Futuro Ancestral: História, Reparação e Avanço” _ foi reconhecido pelo Prêmio Jatobá 2024 de Causa e Propósito. Viabilizamos a visita inédita do Rei da maior etnia de Angola ao Rio de Janeiro, porto de entrada do maior número de africanos escravizados, 60% angolanos. O evento foi incluído na agenda oficial do novembro negro da cidade e contou com ampla cobertura nacional e internacional, demonstrando a força e o alcance do conteúdo genuíno.

E assim seguimos, abraçando novas tecnologias, novos formatos, pontos de vista mais diversos. Mas o principal, para nós, não mudou: o valor de uma boa história, de uma experiência única, da informação que transforma vidas.

Assim, construímos o futuro da Textual renovando a essência das nossas raízes e dos nossos valores.

Carina Almeida, Sócia-Presidente da Textual Comunicação

Artigos Recentes