Em meados de maio deste ano, o TikTok anunciou uma novidade quente para a plataforma no Brasil, com a promessa de impulsionar as marcas em um novo patamar de vendas: o TikTok Shop, uma ferramenta nativa de e-commerce com venda direta, onde os creators e vídeos criam novos pontos de contato com os consumidores.
E a novidade não chegou devagar, viu? De acordo com projeções do Santander, o TikTok Shop deve movimentar aproximadamente R$ 39 bi até 2028 – um cenário otimista para diversificação de vendas digitais.
A estimativa não causa surpresa, afinal, o potencial de união entre influenciadores x conteúdo x vendas já vem alçando resultados na creator economy. Cerca de 80% dos consumidores confiam em recomendações de influencers, de acordo com um estudo feito em 2024 pela Rakuten Advertising – e possibilitar a venda direta por esse contato traz um novo cenário para o comércio digital.
Quem não surfa nessa tendência, com certeza, deixa dinheiro na mesa.
Com poucos meses de prática do TikTok Shop e um notório desconhecimento sobre o melhor uso da plataforma, a grande dúvida das marcas é em como fazer uma participação coesa e alinhada.
Esse é um questionamento válido e cada vez mais latente. Consumidores estão cansadas de publicidade exacerbada e o chamado “quiet selling” ganha espaço: quando a venda é tão sútil e discreta que, sem pressão, o consumidor adquire e, sem perceber, constitui uma percepção positiva de onde comprou.
Com três meses de atuação do TikTok Shop, já é possível notar comentários de usuários da plataforma reclamando sobre a venda a qualquer custo. Abordagens muito comerciais, 100% focadas na venda e sensacionalistas na divulgação estão sendo percebidas de forma negativa pela rede – e as marcas que apostam nessa estratégia também sofrem com esse impacto.
A boa notícia é que, sim, é possível fazer diferente e impulsionar as vendas da sua marca sem deixar a reputação positiva de lado!
Unindo a expertise no digital com nossa visão reputacional, separamos três dicas essenciais para quem quer voar nessa nova frente, com o marketing de influência como uma ferramenta estratégica bem utilizada. Vem conferir:
Na hora de pensar nos nomes para divulgar a loja da marca no TikTok Shop ou para impulsionar vendas em links comissionados, é essencial que os influenciadores possuam um DNA combo: fit em branding + natividade na plataforma + conteúdo autêntico!
Não caia no erro comum de apostar em influenciadores que não possuam afinidade com a sua marca, exclusivamente pela aptidão com o novo formato de venda: isso pode fazer com que sua companhia seja percebida como invasiva ou inadequada, minando sua reputação. O equilíbrio entre performance e match com o universo da marca é o que vai fazer suas vendas decolarem – de quebra, com fortalecimento real da reputação e relacionamento com a audiência.
Lembre-se: os influenciadores serão uma extensão da sua presença digital. Escolha com sabedoria, intencionalidade e assertividade!
Uma boa estratégia de influenciadores é indispensável para firmar a presença no TikTok Shop, mas, para que esse passo consolide um ROI inteligente, é essencial que os perfis proprietários da marca também estejam 100% alinhados em uma estratégia nativa da plataforma. Algumas perguntas que podem ajudar a navegar:
Canais digitais são sobre escuta ativa: é preciso entender como seu público está percebendo suas ações para precaver possíveis crises, antecipar tendências e aproveitar ganchos de oportunidade para amplificar ainda mais o impacto positivo da sua estratégia.
Quantas vezes, em um comentário de usuário, não surge um insight sensacional para aproveitar? Ou uma crítica certeira que vai apoiar o seu time em melhorias estratégicas?
Investir em um Social Listening afiado e, mais importante ainda, ter autonomia e agilidade direcionar ações pode elevar o patamar dos seus resultados – ainda mais no TikTok!
A rede é viva e pulsa nas interações entre o público.
Independente da ação, na plataforma, comunidade é o ouro. E as marcas que aprendem rapidamente a se inserir de forma autêntica, alinhada e orgânica disparam na frente!
Quando objetivos de negócios se encontram com ações concisas, englobando comunicação, marketing e branding, é possível atingir resultados expressivos e manter a boa reputação em alta. Mas, para isso, é preciso estar preparado para emergir em novos formatos, se aprofundar nas boas práticas e desenhar uma estratégia feita sob medida para a plataforma.
Seu negócio tem a maturidade necessária para mergulhar nesse desafio?
Se está na dúvida de como começar, fale conosco! 😉