Social SEO – a importância do conteúdo “encontrável” nas redes sociais

No nosso imaginário, hoje, “pesquisar na Internet” é quase um sinônimo para “dar um Google”, né? Mas dados recentes apontam que isso pode estar com os dias contados. Quase metade da Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) está preferindo as redes sociais ao famoso mecanismo de busca para procurar por informações. Os dados são do próprio Google e foram divulgados na conferência Brainstorm tech.

A nova jornada de search é justificada pela mudança no consumo de conteúdo. Segundo o mesmo levantamento do Google, a geração mais nova quer conteúdos prontos e imersivos. Se pesquisam por uma receita, por exemplo, querem ver alguém trazendo o passo a passo de forma breve e divertida, não ler um texto longo ou assistir a um vídeo extenso no Youtube.

Com vocês, o Social SEO

Diante deste cenário, um conceito surge – o social SEO. Ele, inclusive, apareceu no relatório da Hootsuite de tendências para redes sociais para 2024. O termo é, hoje, um pilar importante do SMO (Social Media Optimization), pois considera a otimização focada na jornada do search do usuário nas redes

Se até agora nos preocupávamos com a otimização para nos destacarmos em mecanismos online de busca como o Google, agora temos que acrescentar uma nova camada à estratégia. Temos que nos posicionar e nos destacar para quem faz o search nas redes sociais também.

Mas como colocar o Social SEO em prática?

Aqui, temos uma boa notícia! Podemos colocar em prática alguns mecanismos já conhecidos por quem trabalha com redes sociais, mas com o foco no conteúdo encontrável:

  • Bora de hashtags – elas já eram importantes e agora são ainda mais! Entender quais hashtags são relevantes para o meu público e que casam bem com o post que estou produzindo é fundamental. Usar a hashtag certeira na publicação é poderoso, e ajuda o nosso conteúdo a aparecer entre as primeiras posições para o usuário. Além disso, elas seguem pertinentes para ampliar o alcance orgânico dos posts, especialmente no Instagram e no LinkedIn, por exemplo. Mas aqui vale um alerta – não vale sair colocando hashtag cegamente não, hein? Precisa fazer sentido. E mais: ao adicionar uma tag que não conversa com o conteúdo, podemos perder alcance.
  • Conhecer bem a vocação das redes – o mecanismo de busca funciona de forma diferente em cada uma das redes sociais. A busca do Tiktok, por exemplo, é mais ampla e aberta do que a do Instagram. Entender como cada rede funciona é fundamental para produzir conteúdo que seja encontrável. Então bora mergulhar na vocação de cada uma!
  • Onda das tendências (se fizerem sentido) – Olhar os trending topics do Twitter, os conteúdos em alta do LinkedIn, ficar de olho nas tendências dos Reels e do Tiktok são estratégias valiosíssimas para produzir conteúdo relevante. Se algum assunto que está bombando faz sentido para minha marca, entrar na conversa é meio caminho andado no social SEO. Afinal, a chance do público estar pesquisando sobre a trend em si é muito alta. Se nos posicionarmos bem dentro do tema, ponto para nós!
  • Pensar em público, não em seguidores – para mandar bem na jornada de search nas redes, precisamos entender o que nosso público pesquisa nos canais digitais. E, para isso, é claro, é importante conhecer profundamente o nosso target. E público não é sinônimo de seguidor, viu? Hoje, temos duas redes sociais fortíssimas que entregam conteúdo para muito além da base, o Instagram, com os reels, e o TikTok, com o algoritmo do ForYou. O conteúdo precisa ser produzido pensando no público como um todo, não somente em seguidores.

Um “empurrãozinho” do people to people

Temos várias formas de posicionar bem o nosso conteúdo dentro da estratégia das nossas redes proprietárias, mas vale considerar um “empurrãozinho” de conteúdo produzido por pessoas. Publicações de pessoas físicas, se produzidas de forma estratégica, costumam ser mais facilmente encontradas pelo usuário do que as de marcas.

Ou seja, um programa de embaixadores internos ou uma gestão de redes sociais para liderança são ótimos investimentos para alavancar a nossa marca na jornada de pesquisa nas redes sociais.

Quer saber mais sobre as estratégias de Social SEO e como usá-las na prática? Chama a gente.

Pâmela Carvalho

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