Primeiro, a gente precisa ressignificar o que se chama de porta-voz.
Todo colaborador, na prática, virou um porta-voz, porque comenta e responde sobre a empresa onde trabalha em todas as situações da sua vida, num grau de exposição sem precedentes. Ele carrega e é um guardião da marca, mesmo em contextos que já foram apenas de natureza pessoal.
Esse cenário trouxe mais riscos para as empresas, mas é possível atuar sobre isso. O único caminho seguro e viável, no nosso entendimento, é sensibilizar e fazer uma gestão eficiente das informações e mensagens da empresa. E isso envolve, necessariamente, treinamento e orientação permanentes para TODOS os funcionários.
Para isso desenvolvemos programas presenciais e/ou online para sensibilizar e capacitar os colaboradores sobre essa realidade de exposição total, que traz, sim, muitos riscos, mas também oportunidades. E que, acima de tudo, não vai mudar. Criamos também conteúdos, guias, manuais, cards de mensagens-chave, entre outros, que podem ser veiculados em canais da empresa ou em apps e plataformas de whatsapp.
Existe, claro, um grupo menor, que a gente na Textual chama de “porta-voz designado”, que é aquela pessoa que é oficialmente escolhida para representar a empresa no diálogo com o público específico.
Para quem já tem esse papel ou para quem passa a exercê-lo, é fundamental aprofundar o contexto de “ser PJ o tempo todo”, além de receber novos conhecimentos e técnicas de como “embalar” melhor os seus conteúdos.
O mantra é fugir do corporativês e avançar na direção da maior objetividade, empatia e versatilidade – ser capaz de levar a mensagem onde o público estiver, ao vivo, no vídeo, no podcast, ou seja, em qualquer tipo de interação.
Conquistar espaços editoriais relevantes na imprensa, gerando visibilidade estratégica para a empresa, em torno de temas que sejam de interesse público.
Elaborar projetos de conteúdo de marca para serem publicados como mídia paga em plataformas com audiências chave para a marca.
Criar campanhas para informar, envolver e engajar públicos em torno dos produtos & marcas, seus atributos e causas.
Desenvolver estratégias e ações para reforço da identidade corporativa, alcançando públicos estratégicos em torno de temas institucionais do negócio à agenda ESG.
Desenvolver peças e conteúdos gráficos e multimídia, que valorizem o papel da linguagem visual na disseminação de informações e no reforço de conceitos e mensagens. Saiba Mais >
Desenvolver estratégias e ações no ecossistema digital com suas muitas plataformas e canais para gerar presença, influência, engajamento e relevância em diversas audiências. Saiba Mais >
Desenvolver estratégias e ações para ampliar alinhamento e engajamento dos colaboradores em torno do propósito, valores e causas das empresas.
Atuar tanto na prevenção como na condução de situações de crises, cada vez mais múltiplas (policrises) e de origens diversas, e com forte impacto na reputação.
Elaborar monitoramentos, cenários e estudos com base no manuseio e análise de dados para suporte à tomada de decisão.
Desenvolver relacionamento da empresa com públicos estratégicos da sociedade civil em torno de temas de interesse comum. Saiba Mais >
Desenvolver estratégias e ações para posicionar lideranças ou outros profissionais da empresa como autoridade em seu campo de atuação.
Capacitar lideranças e profissionais da empresa para além do papel de porta-voz: embaixadores da reputação em diversas situações de exposição pública. Saiba Mais >